Dicas


 Organização...

Para um bom funcionamento em sua cozinha comece com por uma organização e  planejamento de tarefas. 
Organize a sua dispensa e geladeira, defina idas ao supermercado e a lista dos ingredientes para que possa preparar as refeições da semana, um jantar com amigos, uma festa de aniversário, etc.
Existem itens básicos que devemos sempre ter em casa como por ex: azeite, açúcar, sal, farinha, especiarias, ovos, etc.

Aqui estão algumas dicas que poderão ser uteis...
  • Para as receitas da semana opte por preparar pratos que sejam de fácil execução.
  • Prepare um menu semanal e em seguida a lista dos ingredientes, veja que receitas ou parte delas que poderão ser preparadas com antecedência.
  • Dê preferência a ingredientes da época (frutas, legumes e verduras).
  • Procure higienizar as frutas e legumes antes de guardar na geladeira.
  • Evite comprar

Como comprar e armazenar ???
- Peixes
Observe se o peixe está conservado corretamente no momento da compra,. Não é aconselhável comprar se o mesmo se encontra fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos. 
Os peixes possuem carne branca ou rosada, deve apresentar odor característico, escamas bem presas a pele, guelras úmidas e bem rosadas quase vermelhas, olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.
Conserve na geladeira ou congelador. Depois de limpo tempere com sal e limão, prepare e consuma em seguida. Poderá congelar até cerca de 3 meses.
Uma vez congelados, devem ser descongelados dentro da geladeira, lentamente. Se realmente estiver com pressa, coloque-o em água fria ou descongele-o no leite, desta forma realçará o seu sabor e retira o gosto de congelado.
Quando preparar peixe no forno, forre uma assadeira com fatias de batata crua para que não grude
Para dessalgar bacalhau. Lave bem as postas em água corrente retirando o excesso de sal. Coloque-as em um  recipiente fundo, sobrepondo-as de modo em que a pele fique virada para baixo. Cubra com água, feche o recipiente com uma tampa ou um filme transparente e guarde-o na geladeira. É fundamental trocar a água de 2 a 3 vezes por dia. O tempo de dessalga depende da altura das postas (o tempo médio é de 24 a 48 hs). 

- Carnes

Verifique o acondicionamento e a higiene do local de exposição. Gelo na embalagem pode indicar falha no armazenamento, devido a descongelamento prévio. 
Veja as informações de origem, como numeração do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual, os dados de validade e de produção, que devem ser legíveis. Confira se não há abertura para entrada de ar. 
Inspecione furos na carne, que podem indicar que tenha sido injetada com água ou salmoura. A cor deve ser vermelha brilhante ou marrom, para as maturadas. A gordura deve ser branca ou amarela clara. Em caso de tons esverdeados ou odores não característicos, rejeite.

Os alimentos descongelados não podem ser novamente congelados. Caso não for utilizar a peça ou porção inteira, congele-a em partes separadas, para descongelar só a parte a ser utilizada no momento.

Descongele alimentos na geladeira ou sob água corrente (carnes e produtos cárneos) mantendo-os na embalagem original. Nunca descongele os alimentos em temperatura ambiente.
- Frutas, legumes e verduras

Tenha como opção em comprar frutas, legumes e verduras da época. Além de terem melhor sabor, o seu custo será mais reduzido. Se possível compre estes itens em feiras orgânicas.

Verifique se encontram e perfeita condição de consumo, com uma consistência firme, sem manchas ou corte. As verduras deverão estar sem folhas amareladas. Quanto mais intensa a cor, mais saborosa estará a verdura.

As frutas com exceção da banana depois de higienizadas poderão ser guardadas dentro de sacos plásticos próprios para alimentos dentro da geladeira. A banana se for para a geladeira ficará com a casca escura.

Os legumes e as verduras depois de higienizados, secos e embalados em sacos próprios poderão ser guardados na geladeira.

***Para higienizar depois de lavar deixe em imersão em uma solução de água com água sanitária. Para cada litro de água adicione 1 colher de sopa de água sanitária e deixe em imersão cerca de 15 minutos. Após este tempo lave bem por água corrente, seque com papel toalha e acondicione em sacos plásticos.
Atenção: o morango só poderá ficar em imersão na solução por apenas 5 minutos, não retire os cabinhos, seque e guarde em um recipiente com tampa hermética.


Porque o bolo não deu certo??? 
Para um bolo bonito e perfeito é necessário que esteja  bem assado. Nada mais frustrante do que tirar o bolo do forno e descobrir que cresceu muito e afundou em seguida, ou nem subiu, queimou nas laterais e ficou cru no meio etc…
Alguns problemas podem ocorrer durante o preparo, mas que são facilmente solucionados. Veja abaixo:
- O bolo cresceu e em seguida afundou no centro:
Isto pode acontecer geralmente por alguns motivos: a massa estava com fermento  a mais, a receita não tinha farinha suficiente ou a temperatura do forno estava muito alta.
- O bolo não cresceu
Depois da massa preparada demorou demais para levar ao forno ou o forno não estava quente o suficiente.

As laterais estão queimadas:
A forma é muito fina ou ficou tempo demais no forno. Para bolos com massas densas como bolo de frutas por exemplo, forre o fundo e a lateral da forma com papel manteiga levemente untado e asse a temperatura de 170°C. 
A massa derramou da forma:
A forma utilizada era pequena para a receita. Não encha mais do que 3/4 da forma.
O bolo ficou com uma textura pesada:
Bater em excesso depois de colocar a farinha e o fermento também pode causar este efeito por desenvolver o glúten o que fará o bolo ficar pesado. Adicionar os ovos ou outros líquidos muito rapidamente também faz com que  a massa separe  e cause uma textura pesada.
  • Na preparação de um bolo, utilize de preferência ingredientes que estejam à temperatura ambiente.
  • Ao misturar a massa do bolo às claras em neve, faça-o delicadamente com a ajuda de um batedor de claras.
  • Na falta de fermento químico, adicione ao bolo 1 colher(chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher(chá) de vinagre branco.
  • Para um melhor resultado com os seus bolos, é fundamental que o forno esteja aquecido na temperatura indicada da receita. Em geral a temperatura utilizada para assar bolos é de 180ºC. Em média os fornos levam de 10 a 15 minutos para atingir a temperatura indicada (varia de forno para forno).
  • Tenha em atenção ao tempo de assar que pode variar de acordo com o tipo de forno.
  • Não abra a do forno a porta antes de 30 minutos de cozimento, para que o bolo não baixe no centro.
  • Para melhor desenformar, forre o fundo da forma com papel manteiga untado. Não unte e nem enfarinhe as laterais da forma, desta forma o bolo ficará por igual.
  • O bolo depois de pronto poderá ser congelado inteiro ou em fatias por até 2 meses. Deixe esfriar por completo (cerca de 3 horas) e acondicione-o em um saco plástico próprio para congelamento retirando bem todo o ar. Para utilizar descongele de um dia para o outro dentro da geladeira.
  • Evite guardar ao lado de alimentos com cheiros fortes (como frutos do mar). Ele pode absorver o odor e até mesmo o sabor e, por isso, o ideal é ter um lugar que não fique próximo de outros alimentos.
  • Se for decorar com glacê, basta retirá-lo do congelador e deixar descongelar por cerca de 40 minutos. 





   
·                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário